Design de interiores primeiras impressões + dúvidas.

Olá pessoal \o/ Se você ainda não conferiu o post sobre o curso de design de interiores que me rendeu chegar atrasado no primeiro dia de au...

Olá pessoal \o/
Se você ainda não conferiu o post sobre o curso de design de interiores que me rendeu chegar atrasado no primeiro dia de aula, confira aqui! Sim, eu realmente me atrasei e não me orgulho disso haha.
Bom, já passou uma semana de aula, muito corrida aliás, com vários trabalhos e muita coisa para assimilar em tão pouco tempo.
Uma menina muito simpática chamada Franciele, pediu para fazer um post explicando um pouco sobre o assunto. Então se você também tem essa curiosidade de saber um pouco mais, é só conferir.


O que é um designer de interiores?
Ele é um profissional que usa técnicas para planejar ambientes residenciais, comerciais e até praças. Todo o projeto é baseado em um estudo com o cliente visando melhorar o ambiente em todos os aspectos.

Existe diferença entre designer de interiores e decorador?
Sim e muita. O decorador pode ser qualquer um sem nenhuma formação, geralmente usa o seu gosto pessoal como base para decorar o ambiente.
Já o designer é diferente, ele traça o perfil do cliente e com base nesse perfil ele consegue transformar o ambiente em um lugar mais otimizado e bem aproveitado.
Quem procura esse profissional, já vem em mente com um problema a ser resolvido. Pode ser na iluminação, nos móveis, na torneira, etc.

O que podemos e devemos fazer?
Acompanhar obras juntamente com arquiteto e engenheiro, auxiliar na compra dos materiais indicando qual o melhor para determinado orçamento e muitas outras coisas.

O que não podemos fazer?
Não somos responsáveis técnicos pela obra, não podemos abrir uma parede ou uma janela, porque não temos conhecimento sobre a estrutura da obra. comprar materiais do cliente ( alguns fazem, mas não é o correto).


Infelizmente não temos nosso conselho e somos mal vistos por muitos engenheiros e arquitetos por "culparem" os designers pelo roubo dessa área. Antigamente os arquitetos e alguns engenheiros também prestavam esse tipo de serviço.
Se você quer fazer o curso e tem certeza disso, tenha em mente que essa profissão não é legalizada, porém é um ramo bem lucrativo. Pode seguir a carreira acadêmica e dar aulas, ou ser um pesquisador da area.
Os materiais são bem caros, portanto, minha dica é, mande um e-mail para a sua futura faculdade peça a lista de materiais. Feito isso pesquise ou até compre de pouquinho em pouquinho para não pesar no bolso. Eu já gastei em torno de R$500,00 e ainda falta umas coisinhas.

Posso concluir que é um curso bem interessante, com a maioria das disciplinas práticas que trazem mais conhecimento as aulas. Se é isso que você quer mesmo, corra atrás que esse é um campo profissional que irá ganhar bastante reconhecimento brevemente.

Espero que tenham gostado e até mais :D

Confira também:

14 comentários

  1. Bom dia Miguel,
    Nossa estou adorando ler sobre Design de Interiores, eu como amo decoração, estou amando conhecer um pouco e ver o quanto é interessante e pode ser lucrativa R$.
    Eu estou precisando de um kkkkk
    Muito obrigada pelo elogio no blog, faço tudo com muito amor, tenho que me dedicar mais, estou me organizando para isto :)
    Adoreii o post muito esclarecedor, se não tivesse profissão com certeza essa seria uma que escolheria kkk.
    Uma ótima semana
    www.byglauaraujo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário enorme \o/
      Estou a cada dia mais apaixonado por ela. Deixo te contar, se tiver vontade, ainda dá tempo viu haha.
      Obrigado pela visita :D

      Excluir
  2. Muito legal o seu blog, ainda não conhecia e gostei muito!!

    http://blogmemoriies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nuss eu sempre achei que decorador era a mesma pessoa que fazia design de interiores acredita?
    eu ri quando li psokspoksposkposkspo
    deve ser super legal a area tipo sou super fã de quem consegue decorar eu nunca consigo fazer nada disso

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava assim haha.
      Só depois de um tempo que descobri. Eu ainda não decorei nada ainda, mas é difícil porque tem algumas regrinhas a ser seguidas haha. Espero que eu sobreviva.

      Obrigado pela visita :D

      Excluir
    2. tomara que consiga seu primeiro trabalho logo
      e vc vai sobreviver sim hahahahahah

      Excluir
  4. Post super interessante. Não sabia a diferença entre decorador e design de anteriores.
    Boa sorte no seu curso, Miguel.

    http://www.solteirasnoivascasadas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu também não sabia a diferença, mas depois que eu soube, percebi que tinha uma diferença enorme.

      Obrigado pela visita :D

      Excluir
  5. Parabéns pelo post haha, só uma pergunta você sabe se tem diferença entre um arquiteto de interiores e um designer de interiores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Lia.
      Então, respondendo sua pergunta, tem algumas diferenças.
      O designer pode somente modificar o ambiente com moveis, cores, iluminação.
      Um arquiteto de interiores, é um arquiteto na verdade que trabalha no campo de interiores. A sua vantagem é que ele pode mexer na estrutura, como abrir portas, janelas. Entretanto, a capacidade de fazer um projeto de interiores é um pouco limitada, por falta de conhecimento sobre interiores.

      Espero ter te ajudado :D

      Excluir
  6. Oi Miguel (seu nome é lindo)
    Eu tinha muita vontade de cursar decoração de ambientes, porque ai forma para designe de interiores e exteriores de uma vez ;) Amo decoração e sou muito boa com isso, já até fiz alguns trabalhinhos "por fora" e o resultado agradou, tanto a mim quanto a meu cliente. Meu marido cursa Engenharia civil, então seria muito legal que os dois trabalhassem na mesma área, digamos assim. Gostei bastante de suas impressões e espero que o curso seja satisfatório para ti.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está esperando o que pra fazer uma parceria com o seu marido? haha. Seria uma oportunidade e uma experiência muito única trabalhando junto com ele.
      Eu estou gostando bastante. É cansativo não vou mentir, mas estou adorando cada aula.
      Boa sorte pra mim. Quero ver um dos seus trabalhos um dia viu? hah
      Obrigado pela visita :D

      Excluir
  7. Como assim eu ainda não participava do blog?? Gente ser Designer é um sonho, iniciei Design Gráfico e precisei parar mas pretendo voltar é um curso agradabilíssimo fiz amizade com os alunos de interiores a facu que estudei aqui em BH é especialista nessa área então so tem esses dois cursos, obgda por compartilhar tantas dicas!! Sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente o curso que eu faço é de 2 anos Dani. Daqui a pouco viu caçar cursos de pós e acredita que design gráfico é super recomendado nessa área. Acho que irei fazer haha.
    Obrigado pela visita :D

    ResponderExcluir

Poderá gostar também!