Matérias do 2° termo do curso de Design de Interiores! (parte 1)

Olá pessoal \o/ Estou oficialmente de férias, uhull! haha. Como de costume, a cada fim de termo do meu curso de design de interiores eu fa...

Olá pessoal \o/
Estou oficialmente de férias, uhull! haha.
Como de costume, a cada fim de termo do meu curso de design de interiores eu faço dois posts explicando como são as matérias do curso. Pra quem ainda não leu os posts das matérias do primeiro termo, você pode clicar aqui e aqui!
Então, hoje no post de Matérias do 2° termo do curso de Design de Interiores! (parte 1) irei abordar quatro matérias, que são: Composição de ambientes, Conforto ambiental, Desenho técnico arquitetônico ll e Gestão ambiental e sustentabilidade. Vamos lá!



Composição de ambientes - Essa aula é bem interessante, porém um pouquinho complicada. Ela ajudava a como compor um ambiente ou como analisar um ambiente. Aprendemos sobre contraste, setorização, ponto de interesse, ritmo, entre muitos outros tópicos que são essenciais para um ambiente ser harmonioso e ter a sua singularidade.
Uma das coisas mais bacanas que eu gostei de fazer nessa matéria foi analisar um ambiente. A sua percepção muda muito, além de prestar atenção nos mínimos detalhes.

Conforto ambiental - Eita matéria difícil hein. Aprendemos basicamente duas coisas, o conforto acústico e o conforto térmico.
Sobre o conforto acústico aprendemos sobre muitas coisas, como isolamento acústico, reverberação, como barrar ou ampliar o som e muito mais.
Já sobre o conforto térmico foi um pouco mais a fundo. Aprendemos no começo algumas técnicas para potencializar ou minimizar o calor, umidade, entre outros, apenas usando formas de ventilação. Outra coisa que aprendemos que eu achei o máximo foi a utilização de cartas solares. Essas cartas solares nos ajudam a saber se irá ter insolação em que horário do dia, e com isso poderíamos usar uma melhor técnica de ventilação ou sombreamento para tornar o ambiente agradável.

Desenho técnico arquitetônico ll - Lembram que no primeiro termo eu desenhava pra caramba no desenho técnico arquitetônico l? A situação havia mudado, mas só nessa matéria haha.
Começamos a desenhar pelo computador usando um programa chamado Autocad. Esse programa ajuda a desenhar plantas e vistas de uma forma bruta digamos assim.
No começo é  um pouco difícil por serem muitos comandos, mas só com a prática melhoramos.
Mesmo se você anda não faz design de interiores ou arquitetura, mas tem vontade, há alguns tutorais muito fáceis de acompanhar. Eu já fiz um post dando três dicas para que cursar esses cursos, é só clicar aqui.

Gestão ambiental e sustentabilidade - Foi a única disciplina a distância, mas mesmo assim deu um trabalho pra fazer, porque tínhamos aulas online, além de elaborar textos sobre o assunto relacionado.
Aprendemos sobre premissas da sustentabilidade, princípios ambientais, os três Rs (reciclar, reutilizar e renovar) e muito mais.
Uma coisa que me marcou foi que infelizmente tivemos que fazer um texto sobre o desastre de Mariana, que pra quem não sabe foi o maior desastre ecológico do Brasil. Era para dissertarmos se houve negligencia na questão ambiental ou não.

O post já está grande não é galera? Mas esses foram as 4 primeiras disciplinas do Matérias do 2° termo do curso de Design de Interiores! (parte 1). Qual foi a que te interessou mais?
Eu espero que tenham gostado e até a próxima!

Confira também:

6 comentários

  1. Vocês acabam tendo muita aula de desenho ou de composição de ambiente? Uma aula específica eu digo. Super legal esse curso, acho que um dos cursos de ensino superior que eu cursaria. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As matérias que eu desenhei foi composição de ambientes, projeto de ambientes residenciais e materiais de revestimento. Esses eram desenhos tecnicos.
      Desenho livre eu tive no primeiro termo. É um curso bastante legal, mas é muito puxado por ser apenas dois anos \o/

      Excluir
  2. Composição de Ambientes deve ser muito incrível. Percepções diferentes e tals! Adorei seu post, como sempre!! haha

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa, sempre por aqui haha.
      Essa aula foi bem legal, mas bem complicada de entender no começo, mas deu tudo deu certo no final \o/
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. ADOREIIII.. Vou fazer faculdade de Dsigner tambem.. Mds haha...
    Beijos
    karinspohr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Poderá gostar também!