Dicas para estudantes de design de interiores!

Olá galerinha, como algumas pessoas sabem, já faz quase um ano que sou formado em Design de Interiores e graças a Deus já realizei alguns tr...

Olá galerinha, como algumas pessoas sabem, já faz quase um ano que sou formado em Design de Interiores e graças a Deus já realizei alguns trabalhos para construtoras e atualmente trabalho também na área, porém om enfase em moveis planejados.
Hoje o post são sobre algumas dicas que eu considero valiosas para você estudante de design de interiores que quer entrar no mercado de trabalho mais rápido, para conseguir elaborar projetos mais reais e bonitos, entre outras dicas. Vamos lá!



  • Renderização!
Uma das coisas essenciais para um designer de interiores é saber modelar um projeto de interiores, no meu caso, o Sketchup, e dominar um programa de renderização.
Quando eu comecei a renderizar, utilizava o Kerkythea, porém migrei para o V-ray 2.0 na época e atualmente uso o V-ray 3.4. Uma coisa que eu te digo é que faz toda a diferença!
Com o primeiro renderizador que utilizava eu também não sabia modelar direito e por isso ficava muito feio o projeto. Se atentem aos detalhes e anotem tudo, porque a medida que forem conhecendo melhor esses programas, as imagens ficarão incríveis!
Eu indico 2 canais no youtube que produzem aulas para quem quer aprender o Vray, o Chahoud e o Mastertuts tem videos incríveis e muito bem explicados falando de iluminação, criação de materiais, pós produção, etc. Peguem o caderninho, anotem as dicas e coloquem em prática!


  • Aprenda PROMOB!
O PROMOB que tem como foco os móveis. Meu foco nesse tópico é que se você aprender esse programa, ode ter certeza que suas chances de conseguir um emprego no ramo do design e movelaria triplicam.
Eu, graças a Deus acabei conseguindo um emprego na área, porem sem conhecimento com o programa, ou seja, um tiro no escuro quando me contrataram, mas saibam que o ramo de moveis planeados é agressivo, mas ao mesmo tempo é bom e pode te render um dinheiro legal para iniciar seus projetos futuros!
  • Crie o habito de postar no instagram!


Esse hábito até eu confesso que nem faço sempre, porém deveria. Quanto mais postamos nossas fotos com projetos autorais, renders, inspirações, criamos uma constância no sistema de postagens e as pessoas começam a se interessar. Fora isso, sempre é bom comentar nos perfis de outros profissionais e estudantes. Quem sabe não surge uma parceria legal?

  • Faça projetos mesmo que seja de graça!
Sabe os amigos, os parentes? Pois é, fala para eles que você gostaria de fazer um projeto para eles de um quarto, uma sala, uma cozinha, sei lá. Só faça, mostra o seu potencial e ofereça dicas de como melhorar o ambiente, as vezes pode até rolar uma permuta legal, você elabora aquele projeto de interiores maroto e eles te divulgam nas redes socais. Não fique escondido, mostre para o que veio e de sua capacidade!

  • Fique por dentro das tendencias!
Fuçe em todos os sites de revestimento, decoração e movelaria, compre revistas de design, e por ai vai. Saia pesquisando mesmo, porque as tendencias mudam. Eu por exemplo sempre gosto de ver as novas cores da pantone, visito os sites das lojas que participam de eventos, tipo a Expo Revestir ( Um dia irei se Deus quiser), etc.


  • Conheça as lojas em sua cidade e região!
Por fim, conheça muito bem a região onde ira trabalhar, firme parcerias com lojas de planejados, de de decoração, de revestimento, com profissionais da área porque isso ira te ajudar também na questão de divulgação. Quanto mais você aparecer no seu próprio nicho de mercado, consequentemente irão aparecer mais pessoas procurando seus serviços. Ha casos de profissionais que quase nem aparecem, mas mesmo assim tem projetos legais. Faça o que se sentir a vontade e faça o principal, respeite e seja ético.

Bom galerinha, essas foram algumas dicas que se eu tivesse recebido quando estava na faculdade eu com certeza colocaria em pratica, portanto resolvi compartilhar com vocês para começarem a sentir o ritmo. Não é fácil a jornada de quem escolhe ser designer de interiores, mas pode ter certeza de quem é persistente vai longe. 
Eu espero que vocês tenham gostado e até mais!

Confira também:

0 comentários